Diocese de Juazeiro Bahia



A Diocese de Juazeiro pertencente ao Regional Nordeste III da CNBB. Criada em 21 de julho de 1962, pelo Papa João XXIII, pela Bula “Christi Ecclesia” (Igreja de Cristo), sendo instalada em 10 de fevereiro de 1963, com a posse do primeiro Bispo, Dom Tomás Guilherme Murphy, C.SS.R. Formada por 9 municípios, são eles: Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá. Essa população, nesta extensa área, é atendida por 14 paróquias, sendo 6 em Juazeiro e 8 no Interior.


Dom Tomás Guilherme Murphy, C. SS. R. 
(Omaha, 17 de dezembro de 1917 — Salvador, 6 de julho de 1995)

Foi o primeiro bispo da Diocese de Juazeiro e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Tomás Guilherme Murphy nasceu em Omaha, Nebraska. Estudou no Seminário Menor Redentorista São José, em Kirkwood, Missouri. Fez o noviciado em De Soto, Missouri, posteriormente professou os votos religiosos como Redentorista na província de St. Louis. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Imaculada Conceição em Oconomowoc, Wisconsin e lá foi ordenado aos 27 de dezembro de 1950. Dom Murphy atuou como missionário em Manaus até 16 de outubro de 1962, quando o Beato Papa João XXIII o nomeou para ser o primeiro bispo da recém-criada Diocese de Juazeiro. Ele foi ordenado bispo pelo Arcebispo Dom Gerald Thomas Bergan, no dia 2 de janeiro de 1963. Dom Tomás Murphy participou de sessões do Concílio Vaticano II e foi responsável pelo início das reformas do Conselho na diocese. Serviu a Diocese de Juazeiro por onze anos antes de sua renúncia por motivos de saúde que foram aceitas pelo Papa Paulo VI em 29 de dezembro de 1973. No mesmo dia ele foi nomeado Bispo Titular de Sululos e bispo auxiliar deSão Salvador da Bahia, cargo que ocupou até a sua morte no dia 6 de julho de 1995.


Dom José Rodrigues de Souza, C. SS. R. 
(Paraíba do Sul, 25 de março de 1926 — Goiânia, 9 de setembro de 2012) 

Foi um missionário redentorista, tornou-se o segundo bispo da Diocese de Juazeiro. Nomeado bispo de Juazeiro pelo papa Paulo VI, recebeu a ordenação episcopal em fevereiro de 1975 na cidade de Goiânia. Sua atuação na diocese foi marcada pela defesa dos mais pobres e era conhecido como o "bispo dos excluídos". Exerceu um papel importante na defesa da população atingida pela construção da barragem de Sobradinho, que desabrigou cerca de 72 mil famílias dos municípios de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho. Teve ainda participação ativa na criação das pastorais sociais e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada. Ao completar 75 anos de idade, encaminhou à Santa Sé seu pedido de renúncia, que foi aceito em junho de 2003. Passou a residir na comunidade redentorista de Trindade, onde se dedicava ao santuário do Divino Pai Eterno. Falecendo em Goiânia aos 86 anos de idade.


Dom José Geraldo da Cruz, A. A. 
(Muriaé, 08 de agosto de 1941) 
Bispo da Diocese de Juazeiro Bahia.

Fez profissão religiosa na Congregação dos Agostinianos da Assunção no dia 14 de março de 1941, ordenado sacerdote no dia 1 de maio de 1969 em Belo Horizonte. No dia 4 de junho de 2003 foi nomeado bispo de Juazeiro pelo Papa João Paulo II, sendo sagrado em 16 de agosto do mesmo ano.

A Padroeira da Diocese 
Nossa Senhora das Grotas

A evangelização na região São Franciscana, Iniciou – se por volta de 1700, devido à visita pastoral do Arcebispo D. João Franco de Oliveira, no ano de 1694, promovendo as criações das Missões, e, dentre elas, a Missão da Passagem de Juazeiro. Em decorrência desse interesse da catequese dos indígenas, instalou-se então a Passagem do Juazeiro, uma Missão de Franciscanos, que aldeiou, em 1706, os Índios Tamaquins, também, chamados Tanaquéus, e os Maçacarás.
Ainda em 1706, Um índio encontrou nas grotas do rio São Francisco, uma bela imagem de uma Santa. Grota essa, situada em Juazeiro Velho, onde hoje é a Rua XV de novembro, antigamente o inicio do bairro São Geraldo em Juazeiro. O índio ficou tão espantado, pois nunca tinha visto coisa parecida. Com todo respeito tomou a imagem nos braços e que logo encontrou um vaqueiro que, se mostrou confuso diante daquela situação. Levaram a imagem da santa para mostrar a um franciscano, que explicou todo o mistério daquela peça trabalhada em madeira. Anos antes, a missão franciscana tinha erguido um convento e uma igreja de alvenaria, localizada hoje onde está situada a praça do boi, em Juazeiro. Pelo fato de ter sido encontrada em uma grota, foi batizada com o título de Senhora das Grotas, pela aquela pequena comunidade. A notícia espalhou-se por toda a vizinhança e vários fiéis vinham visitar e conhecer a Santa.
A Imagem da Virgem Senhora das Grotas, ficava hospedada na Casa de Passagem da Vila, durante todo esse tempo, até que então foi criada a primeira Igreja Matriz, onde em 1833 já a existia, na Vila também chamada de Nossa Senhora das Grotas do Joaseiro, que deu origem à atual sede do município, sucessivamente, tornando-se a Padroeira da Cidade de Juazeiro Bahia.
A Segunda Igreja Matriz, foi ainda construída por Pe. Caetano, com muitos esforços para concluir a obra que iniciou em 1854, quando foi assentada a pedra principal da construção do novo templo. Faltavam, então, apenas 23 anos, para o desabamento da Primeira Igreja Matriz de Nossa Senhora das Grotas de Juazeiro, ocorrido em 1887.
Assim, foi inaugurada em 1868 por Pe. Caetano de Araujo Mato Grosso, vale salientar-se que quatorze anos depois de iniciada, e ainda incompleta a segunda Igreja de Nossa Senhora das Grotas, da Vila de Juazeiro. A população da Vila de Juazeiro embora muito pobre, todos continuava oferecendo suas contribuições e os trabalhos se arrastando lentamente. Dez anos mais tarde, em 1878, foram concluídos os altares da nova Igreja que, a 8 de setembro daquele ano, era festivamente reinaugurada, feliz o Pe Mato Grosso por haver atingido a grande meta de sua vida.
Por volta do ano de 1954, foi reformada antiga igreja matriz de Nossa Senhora das Grotas, para a comemoração do Ano da Graça – 1956, onde a comemorou os 150 Anos do surgimento da Virgem Senhora das Grotas.
Em 1962, a Segunda Igreja Matriz, passou por reformas para a implantação da Diocese, tornando-se Igreja Mãe da Diocese de Juazeiro. A cidade festejou com o maior júbilo em 10 de fevereiro de 1963, a solene instalação da Diocese e a posse do seu primeiro bispo, em atos presididos pelo Excelentíssimo Senhor Bispo Diocesano da Barra do Rio Grande - D. João Batista Muniz, da Congregação do Santíssimo Redentor, e delegado do Excelentíssimo Senhor Núncio Apostólico - D. Armando Lombardi.

Em sua festa, a procissão de Nossa Senhora das Grotas, leva em torno de 40 a 50 mil fieis, as ruas de Juazeiro Bahia no dia 08 de Setembro.  Em 2012, A Diocese de Juazeiro, comemorou o seu Jubileu de Ouro (50 anos de fundação), tendo como tema “50 anos de Missão a Serviço da Vida” e o lema “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” foi um momento festivo, mas também de reflexão, de oração e de missão, contando momentos solenes, como a edição da bíblia comemorativa do Jubileu, a peregrinação da imagem da Padroeira passando por todas as paróquias e a participação de todos os Bispos do Regional Nordeste III (NE 3) e do Núncio Apostólico, durante a abertura do novenário da Padroeira de 2011. Sendo um ano missionário e vocacional. Hoje a Paróquia da Catedral Diocesana Nossa Senhora das Grotas, é composta por mais de 30 comunidades na sede e no interior de Juazeiro, Contendo diversas pastorais e movimentos, abrangendo 100.000 habitantes, tendo como as principais festividades a Páscoa, Pentecoste, Festa da Padroeira e Natal. A Imagem de Nossa Senhora das Grotas completará 310 anos de veneração, em 2016 e ainda é venerada com muito amor, respeito e devoção, permanecendo no altar-mor da Catedral em ótimo estado de conservação.

Cúria Diocesana - Diocese de Juazeiro Bahia


Travessa Matatu, Santa Maria Goretti, 
Juazeiro - Bahia
(74) 3611 7378

0 comentários:

Papa Francisco

Papa Francisco

:

"Apesar dos nossos pecados, podemos repetir como Pedro: Senhor, Tu sabes tudo; Tu sabes que Te amo."

ASSINE NOSSO E-MAIL É GRATIS.