segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Termos Litúrgicos

Postado Por: Marcelo Moura  |  Em:




ALELUIA: Palavra hebraica - Louvai o Senhor. É uma expressão de alegria que se usa principalmente na aclamação ao Evangelho: abundantemente no tempo pascal. Não se usa no tempo da quaresma.

AMÉM: Palavra hebraica que alguns traduzem por assim seja. O Apocalipse (3.14) chama Jesus de o Amém, e a II Carta aos Coríntios (1.20) afirma que é em Jesus que dizemos Amém. Santo Agostinho diz que o nosso Amém é a nossa assinatura, o nosso compromisso.
ANTÍFONA: Texto curto antes e depois de cada salmo da Liturgia das Horas, que exprime sua idéia principal.

CÂNON DA MISSA: Oração Eucarística da missa.

CATECUMENATO: Tempo de iniciação á vida cristã e preparação para o batismo.

CONCELEBRAÇÃO: Celebração simultânea demais de um sacerdote á mesma missa.

CRUCIFERÁRIO: Aquele responsável por vela a Cruz nas procissões.

DOXOLOGIA: Fórmula de louvor que geralmente se usa em honra a Santíssima Trindade. Na liturgia recebe o nome doxologia o “Glória ao Pai...”, “Glória a Deus nas alturas” e o “Por Cristo, com Cristo em Cristo...”, no final da oração eucarística.

EPICLESE: Oração da missa com a qual se invoca a descida do Espírito Santo, antes da consagração, santifique as oferendas e após a consagração.

EPÍSTOLA: Na antiguidade, comunicação escrita de qualquer tipo. O Novo Testamento contém vinte e uma epístolas ou cartas. As epístolas normalmente tratam de temas gerais e são dirigidas não a uma pessoa em particular, mas ao público em geral.

EXÉQUIAS: Ritos em favor dos fieis falecidos.

HOSANA: Palavra de origem hebraica que significa salva-nos! Foi proclamada pelas multidões que foram ao encontro de Jesus em sua entrada solene a Jerusalém, pra indicar sua rela dignidade messiânica (cf. Mateus 21.9). Esta palavra aparece após o prefácio, na aclamação: Santo, Santo, Santo...

KYRIE ELEISON: Expressão grega que significa Senhor piedade, é uma invocação antiga mediante a qual os fiéis imploram a misericórdia do Senhor.

LAVABO: Ato de lavar as mãos. Na missa, o Lavabo se dá após a apresentação das ofertas. Além disso, o lavado ocorre quando o sacerdote tem necessidade de lavar as mãos, por ocasião do lava-pés, imposição das cinzas, unção das mãos do neo-sacerdote.

MEMENTO: Parte da oração eucarística em que se recordam os vivos e os falecidos.

OITAVA: Solenidade de Natal e Páscoa que se celebram por 8 dias.

RUBRICAS: Regras ou explicações em vermelho - rubro significa vermelho - para o reto desenrolar das ações litúrgicas.
SACRAMENTÁRIO: Livro que engloba os diversos Rituais dos Sacramentos.


VIÁTICO: Comunhão que se leva aos que se encontram gravemente enfermos.

0 comentários:

Papa Francisco

Papa Francisco

:

"Apesar dos nossos pecados, podemos repetir como Pedro: Senhor, Tu sabes tudo; Tu sabes que Te amo."

ASSINE NOSSO E-MAIL É GRATIS.