terça-feira, 17 de setembro de 2013

Cores Litúrgicas

Postado Por: Marcelo Moura  |  Em:




BRANCO: É a cor da ressurreição, da alegria do tempo Pascal e do nascimento, das festas do Senhor, de Maria e dos Santos não martirizados.

VERMELHO: É a cor da Paixão da Sexta-Feira Santa, do fogo do amor de Pentecostes, das festas dos Mártires. Aqueles que “alvejaram as vestes no sangue do Cordeiro” (Ap.7,14).

VERDE: Usa-se no Tempo Comum. Com o verde, caminhamos na esperança de nossa plena comunhão com Deus.

ROXO: Simboliza a penitência. Usa-se no Tempo do Advento, da Quaresma e em funerais. No Advento: convoca a preparação da vinda do senhor, na Quaresma: mudança de vida e nos funerais: faz-nos pensar na fragilidade da vida (Exéquias).

ROSA: Simboliza também a alegria. Pode ser usado no 3º Domingo do Advento, chamado "Guaudetie" e no 4º Domingo da Quaresma, chamado aqui "Laetairae", ambos os domingos da alegria.

PERTO: Sinal de luto e tristeza é pouco usado nas liturgias; é mais usado quando pessoas importantes da igreja morrem como um Papa, um Cardeal, um Bispos e ETC.


AZUL: Usa-se ou não na Solenidade da Imaculada Conceição; representa o manto azul de Nossa Senhora. Ainda não é usado por muitos padres. (Aqui vale lembrar que o azul é usado como cor devocional e não obrigatoriamente como cor litúrgica – exceto na Espanha que é obrigatoriamente Cor Litúrgica Mariana).


0 comentários:

Papa Francisco

Papa Francisco

:

"Apesar dos nossos pecados, podemos repetir como Pedro: Senhor, Tu sabes tudo; Tu sabes que Te amo."

ASSINE NOSSO E-MAIL É GRATIS.